quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS


CURSISTAS: NALVA AFONSO OLIVEIRA
                        MARIA DE JESUS GONÇALVES
                        ROSILENE RODRIGUES
UNIDADE 3 –
ATIVIDADE 3_5  BLOG- CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE  INTEGRAÇÃO DE  TECNOLOGIAS
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO


             Ao pensarmos em desenvolver o Projeto Procel, tínhamos como objetivo maior fazer com que nossos alunos pudessem ter mais conhecimento e acima de tudo refletir sobre as questões que ocorrem ao seu redor e das quais fazem parte. Dessa forma pensamos em projeto, que abordasse a educação ambiental prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)  que é um dos temas transversais, e deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. As vantagens de uma abordagem assim é a possibilidade de uma visão mais integradora que visa a melhora na compreensão das questões socioambientais como um todo.  Diante disso, como tema transversal, a Educação Ambiental deve estar presente em todas as disciplinas, perpassando seus conteúdos, como é desejado pelos educadores ambientais sendo que ao mesmo tempo ela tem a chance de estar presente em todas as disciplinas, um tema transversal não possui a categoria  de ser uma disciplina única, sendo muitas vezes deixada em segundo plano em relação aos conteúdos disciplinares. A proposta dos PCNs é de uma abordagem ambiental integrada, tanto entre as disciplinas como entre a sociedade seus problemas específicos. Com esse trabalho o aluno tem a oportunidade de mudar seus hábitos, ou seja,  ele infere informações modificando seus valores éticos , suas atitudes e principalmente sua postura frente ao tema em estudo, por isso podemos afirmar que essa aprendizagem faz parte do currículo, pois o aluno tem  a possibilidade de se desenvolver como um todo, sendo crítico e consciente de seu papel como cidadão. A tecnologia faz sim parte do currículo, pois o educador de hoje tem que trabalhar possibilitando ao aluno a ampliação de seus conhecimentos.  Então, currículo nada mais é que a apropriação de conhecimentos, a aprendizagem trabalhada de fora integradora, interdisciplinar.
         De acordo com nossas pesquisas entendemos que atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.  E hoje existem várias formas de ensinar e aprender e umas delas é o currículo oculto. Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”. Sendo assim ao  pensarmos no homem como um ser histórico, também refletiremos em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a interesses, em certo espaço e tempo histórico.

Referências

http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-curriculo-aprendizagem.htm

terça-feira, 30 de outubro de 2012

RELATÓRIO PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS

CURSISTAS: NALVA AFONSO OLIVEIRA
                      MARIA DE JESUS GONÇALVES
                      ROSILENE  RODRIGUES
UNIDADE 3 –
ATIVIDADE 3_4  BLOG- PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO



Relatório

           Sabendo da importância de discutirmos a questão ambiental e o uso consciente da energia elétrica, achamos por necessário retomar o debate em torno destas questões. Começamos a desenvolver o Projeto Procel  “Energia: Se ligue nessa idéia”, que tem como público alvo, comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima).
             As atividades estão sendo realizadas por todos envolvidos no processo, por isso destinamos a apresentação do projeto “Energia: Se ligue nessa idéia”, especificamente aos alunos do 5º ano turno matutino, como forma de desenvolver nos alunos interesses em discutir mais a questão.
           Os alunos tem entre 9 e 10 anos, por isso decidimos realizar atividades que levassem-os a refletir sobre como faz o uso da energia em sua casa e em todo o contexto em que vive. Apresentamos o projeto e fizemos a apresentação de um material elaborado pela CEMIG ( Companhia Energética de Minas Gerais, onde salientamos a importância do uso correto da energia , suscitando nos alunos novas ideias e levando os mesmos a repensarem suas atitudes e ações no cotidiano.
            Além de apresentar o conteúdo de forma significativa integramos o conteúdo as novas tecnologias, como slides, datashow de forma a tornar a aula mais atrativa, o que despertaria ainda mais o interesse dos alunos, pois utilizar as mídias digitais pode muito contribuir para a melhoria do trabalho e apoiar a aprendizagem , promovendo a interação e compreensão de novos conhecimentos. Dando continuidade ao trabalho, ainda apresentamos para os alunos uma belíssima reflexão , uma apresentação em Power point  Carta escrita no ano de 2070 que retrata a futura realidade , se nos esquecermos de preservar o meio ambiente.
           As atividades realizadas até o momento enriqueceram ainda mais o conhecimento dos alunos sobre o assunto, fazendo com que os mesmos venham a olhar com novos olhos suas ações futuras.

Referências

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias

Projeto Procel  “Energia: Se ligue nessa idéia
Publico Alvo
: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima)
Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa idéia”
O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares..
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido.

Objetivos

Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.

 Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos da escola, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “
Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos .
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários da escola  os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2011, aparelhos e iluminação da escola  e como estão sendo usados.
7.
Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal, chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais, como  a
quantidade de materiais que vai para o lixo e que poderiam ser reciclados ou reutilizados a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
9.A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente
10.Desfile: lixo é um luxo
11. Anjos  da Luz: Toda semana será escolhido um aluno por ano de escolaridade para observar o desperdicio e tomar providências necessárias como: apagar al luz, fechar torneidras, etc.
12. Trocar na escola lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
13. Implantar na escola coleta seletiva de lixo.
Avaliação
Por final a equipe fará outro levantamento de dados do consumo de energia elétrica da escola e irá fazer a comparação destes com os primeiros levantados antes do início do projeto, faremos o mesmo com o teste “Fique Ligado”.
Em uma reunião com todos os envolvidos será apresentadas a avaliação e as mudanças, ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia dentro da escola.
Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Buscaremos também a fala do grupo expondo se houve mudanças nos seus hábitos dentro da escola e em suas residências.