" Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração. Deus nos dá o dom de eternizar em nós o que vale a pena, e esquecer definitivamente aquilo que não vale... " Padre Fábio de Melo
sábado, 30 de junho de 2012
domingo, 17 de junho de 2012
plano de aula
Planejamento de aula
Data:
02/07/2012 (Carga horária 2
horas)
Tema: Fotografia
e arte
Objetivos
|
-Desenvolver atitudes de participação,
debates explorando o conhecimento prévio em relação ao tema em estudo.
-Possibilitar a reflexão a cerca do valor da tecnologia
para o mundo contemporâneo com ênfase ao processo artístico.
|
Conteúdo
|
Apresentação da proposta do Projeto
- Dinâmica de sensibilização – Análise de fotos
antigas e atuais para compararem o processo de criação artística.
|
Metodologia
|
Parte introdutória: Após a
apresentação da proposta do projeto os alunos terão uma aula expositiva com
apresentação de um breve resumo sobre a história da fotografia.
|
Recursos
|
Texto xerocado elaborado com um pequeno resumo
sobre o surgimento da fotografia.
|
Avaliação
|
Interesse, participação.
|
Referências bibliográficas
|
http://www.mnemocine.art.br/
|
Projeto Fotografia
Projeto Integrado de Aprendizagem- PIA
1-Unidade escolar:
Escola Estadual Major José Elias Trindade, situada na Praça Dr. José Carlos de
Lima, nº 774- centro- Coração de Jesus-Minas Gerais.
2- Público-alvo
: Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da E.E. Major José Elias Trindade-
Coração de Jesus- MG com idade entre 9 e 10 anos.
3- Tema: Fotografia e arte
4- Objetivos
*Proporcionar
vivências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções
individuais e coletivas.
*Observar as
relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com
interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando
e apreciando arte de modo sensível;
* Pesquisar e
saber organizar informações sobre a arte, em contato com artistas, obras de
arte, fontes de comunicação e informação.
*Proporcionar
por meio de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar ;
*Estimular os
alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre fotografia e a arte em
sua comunidade;
* Utilizar
recursos tecnológicos disponíveis em seu contexto escolar;
5- Justificativa :
Diante das tecnologias lançadas a cada
dia na sociedade precisamos rever nosso papel como educador e conhecer a
história da tecnologia como recurso educacional, verificando seu papel na
construção da cidadania e seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem,
contribuindo para melhorar as práticas de ensino tendo as tecnologias como
auxílio inerente a educação onde o mundo do aluno esteja interligado
a realidade do mundo atual, além disso devemos perceber que as tecnologias da informação,
comunicação, metodológica e outras, só vêm acrescentar aos recursos já existentes,
para então facilitar o processo de ensino/aprendizagem, voltados a práticas
ainda renovadoras.
Fotografar é um modo de questionar
uma imagem. Auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto dos
cientistas e pesquisadores. Auxilia nas descobertas científico-tecnológicas e
se complementa em diversas formas de expressões artísticas. Fotografar é uma
maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o
"congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na
subjetividade de um realismo virtual. Fotografar é um modo de comunicar e
informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser
mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma
tradução, uma vez que o diferem são as interpretações.
A utilização de recursos tecnológicos no ambiente escolar é uma
forma de facilitar a construção do conhecimento tanto no ensino de Artes quanto
às demais disciplinas. Na vivencia escolar e tecnológica pode-se observar
claramente um avanço no desempenho do novo recurso que proporciona
debates, ou seja, diálogos em geral, são relevantes no processo de
ensino-aprendizagem, proporcionando, o envolvimento de todos os indivíduos
(alunos e professores).
Dessa forma, a presente proposta vem como
forma de aliar a arte à fotografia, buscando através da fotografia, conhecer
trabalhos de artistas que utilizam essa técnica em suas obras e através desse
conhecimento pretende –se que os alunos
tenham interesse em criar suas próprias
obras, percebendo dessa forma a importância de ser o sujeito aprendiz neste
mundo que está em constante avanço.
6- Fundamentação Teórica:
Freire (2000), afirma que ensinar não é
somente transmitir conhecimento e sim, proporcionar que o aluno aprenda de
dentro para fora.
É de suma importância conectar o aluno
com as mudanças de todo dia, pois na realidade atual a própria escola está de
certa forma excluída das inovações tecnológicas, já que estas não chegam a ela
em tempo real, talvez este seja um dos motivos do distanciamento entre aluno e
escola. O termo tecnologia pode incluir desde as ferramentas mais simples,
ferramentas e os processos mais complexos já criados pelo ser humano.
Historicamente a tecnologia é tão antiga quanto a historia da humanidade,
quando as pessoas começaram a inventar ferramentas objetivando facilitar suas
atividades cotidianas.
O projeto será realizado baseando-se
em pesquisa sobre o tema em diversas
fontes: revistas , artigos, textos diversos.
7- Conteúdo :
*A história da fotografia , até os dias atuais
* Obras de arte
, construídas através da técnica da fotografia
* Leitura e
releitura de imagens ( fotos)
8- Procedimentos Metodológicos :
A oficina será desenvolvida em
diversas etapas:
1ª etapa: A primeira será a apresentação do tema do
projeto para os alunos e dinâmica de sensibilização quanto ao tema, solicitando
aos mesmos que tragam para a sala de aula fotos antigas e atuais para
possibilitar a comparação de imagens, promovendo um debate sobre o assunto.
2ª - Visita a um
estúdio fotográfico onde os alunos poderão fazer perguntas para entenderem
melhor o processo de criação artística ou palestra com profissional para
entender as técnicas, as câmeras utilizadas antes e agora.
3ª- Pesquisas na internet sobre a história da
fotografia.
4ª- Pesquisar
artistas que utilizam a fotografia em suas obras de arte
5ª- Registro
fotográfico pelos alunos dos momentos da escola em que acharem mais
interessantes, ressaltando que esse trabalho será realizado em vários dias e
vários momentos.
6ª- Organização
das imagens e seleção para a confecção das obras, utilizando o programa GIMP e
outros programas de edição de imagens.
7ª – Mostra
fotográfica
8ª - Avaliação
do projeto.
9- Recursos didáticos
*Laboratório de
informática, internet
*Data-show
*Câmera digital
* Papeis
diversos
* Tesoura
*cola
* Fotos
10- Cronograma : O projeto terá a duração de 20 horas , sendo realizada
em 10 encontros de 2 horas cada.
Registro : O projeto será registrado através de fotos, portfólio e
relatórios.
11- Avaliação : A avaliação aplicada
será a avaliação formativa, onde pode haver uma interação entre os membros
envolvidos, professor, aluno e comunidade escolar, visando à construção do
conhecimento através de suas equidades, onde tanto o professor quanto o aluno
serão agentes efetivos do processo de aprendizagem em todos os aspectos. Será
feito o registro de cada aula, onde poderemos observar o processo de criação de
cada aluno. Além disso, a preocupação com a reflexão sobre a realidade e a
busca junto aos alunos de soluções para modificá-la, encontra-se presente no
projeto.
Referências:
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/rosangela-guella-tamagnone-professora-nota-10-2009-506554.shtml
Assinar:
Postagens (Atom)