CURSISTA: NALVA AFONSO OLIVEIRA
ATIVIDADE 2.8– REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
|
Nesta etapa do curso, após o planejamento
de uma atividade envolvendo hipertexto ou internet, chegamos à fase de execução
do planejamento e neste documento estamos relatando a experiência realizada e
os objetivos alcançados com a mesma.
A cada dia que passa a tecnologia está mais
presente na sociedade e nós precisamos rever nosso papel como educador, verificando
o papel da tecnologia na construção da cidadania e seus efeitos no processo de
ensino/aprendizagem, contribuindo para melhorar as práticas de ensino, onde o
mundo do aluno esteja interligado a realidade do mundo atual, além
disso, devemos perceber que as tecnologias da informação, comunicação,
metodológica e outras, só vêm acrescentar aos recursos já existentes, para
então facilitar o processo de ensino/aprendizagem, voltados a práticas ainda
renovadoras.
Como precisamos estar atento a essas mudanças, elaboramos uma atividade
com o objetivo central levar o aluno a conhecer sobre o Tangram, sua história e
como pode ser utilizado, utilizando a internet como fonte de pesquisa e
aquisição de novos conhecimentos. O planejamento foi executado na EscolaMunicipal Benedito Pereira Lima com alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental,
dentro do conteúdo de matemática trabalhamos Geometria, dando ênfase ao tangram
e executamos as atividades durante duas 2 aulas.
O Tangram é um jogo muito utilizado pelos professores de
matemática para apresentar aos alunos da educação infantil e do ensino
fundamental formas geométricas, trabalhar a lógica e a criatividade, retas,
segmentos de retas, pontos e vértices. Tínhamos
como objetivos que os alunos.
- Desenvolvessem a
criatividade e o raciocínio
- Conhecessem as
formas geométricas
- Pesquisassem
sobre o Tangram
- Utilizasse a
Internet como fonte de pesquisa.
- Reconhecessem
o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
Desenvolvimento:
Antes do desenvolvimento do trabalho no laboratório
de internet, o tema foi trabalhado previamente em sala de aula pelas
professoras. Trabalhamos a história, a lenda do Tangram, as formas geométricas existentes
no quebra- cabeça e os alunos tiveram a oportunidade de criar figuras com o
tangram reproduzido em papel.
Após a pesquisa os alunos acessaram a
página da internet http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/,
conforme foi explicado anteriormente pelas professoras e escolheram entre os
tipos de Tangram existentes e jogaram on line montando o seu quebra cabeça. Tivemos que
realizar a atividade individualmente porque, apesar do laboratório contar com
vários computadores, durante a execução da aula, a conexão da internet não
estava boa, mas esse fato não se tornou um empecilho para o pleno
desenvolvimento da atividade, pois foi realizada atendendo aos objetivos
propostos anteriormente.
Para a realização da nossa atividade
utilizamos vários recursos como: livros, computadores, internet, papeis diversos, cola,
tesoura, lápis de cor, etc. E a avaliação
aplicada foi à avaliação formativa, onde houve uma interação entre os membros
envolvidos, professor, aluno, visando à construção do conhecimento através de suas
equidades, onde tanto o professor quanto o aluno serão agentes efetivos do
processo de aprendizagem em todos os aspectos. O registro de cada aula foi
realizado por meio digital onde poderemos observar o processo de criação de
cada aluno.
Acreditamos que esse pequeno trabalhou
muito significou para a aprendizagem dos alunos e principalmente a nossa, pois
tivemos a oportunidade de colocar em prática, o que estamos vivenciando no
curso e o que precisamos realmente fazer para que o nosso aluno aprenda,
construindo seu conhecimento de forma significativa.
Referencias
http://rachacuca.com.br/jogos/tangram acesso em 11/09/2012.
Atividades realizadas no laboratório de Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário