segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO


CURSISTAS:    NALVA AFONSO OLIVEIRA
                         MARIA DE JESUS GONÇALVES
                          ROSILENE  SOARES RODRIGUES
                          NILVA SOARES RODRIGUES
                          ILDENIDES GONÇALVES RODRIGUES

UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4_3 – LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO



                           “Após a leitura do texto Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis” podemos perceber que o autor fala sobre a importância do uso das mídias em diferentes contextos. Na era  da informação e do conhecimento em que vivemos , a formação da sociedade é fundamentada por novas formas de se organizar e produzir, nesse contexto, insere-se a tecnologia como um recurso de ensino sendo um grande desafio para a educação e para os educadores em geral. A  tecnologia surge das necessidades do ser humano, é assim que se apresentam as tecnologias, nascendo na maioria das vezes de uma necessidade simples e se tornando peça fundamental para vida de toda uma sociedade, quando as informações são transformadas em conhecimentos. 
      Em debate realizado em São Paulo, o filósofo Pierre Lévy questionou: se as tecnologias de informação não estão tendo efetiva aplicação na educação, será que o problema não está na estrutura do espaço educacional? Segundo ele “O problema não está relacionado somente aos professores e a sua experiência pessoal, e ao fato de que eles não são tão fluentes em novas tecnologias quanto seus alunos. Um fator muito importante são as regras institucionais nas escolas e a cultura geral que prevalece na educação tradicional”. Dessa forma, lendo atentamente o texto de Silvio Costa podemos dizer que assim como Lévy está havendo divergências quanto ao uso da tecnologia na escola, de um lado um diz que pode haver erros nas instituições e no outro lado o autor diz que ainda falta preparação para os professores saberem aliar a teoria à prática adequadamente.
          Refletindo sobre as questões, podemos afirmar que na nossa realidade há apoio por parte da instituição e também a constante formação dos professores. Acreditamos que estamos trilhando o caminho para o uso eficiente da tecnologia em sala de aula e pensamos que Silvio Costa diria que estamos vivenciando e procurando nos aperfeiçoar de forma significativa, pensando primeiramente em atender as necessidades dos nossos alunos. Sabemos que estamos no início do processo, mas que as sementes já estão sendo plantadas no intuito de angariar frutos significativos.

Referências


SUZUKI, Juliana Telles Faria, RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis. Tecnologias em educação. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.


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