sexta-feira, 9 de novembro de 2012

“ Produtos e objetos do Portal do Professor”



CURSISTAS: NALVA AFONSO OLIVEIRA
                         MARIA DE JESUS GONÇALVES
                          ROSILENE  SOARES RODRIGUES
                          NILVA SOARES RODRIGUES
                          ILDENIDES GONÇALVES RODRIGUES
UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4_2  NAVEGANDO POR VÍDEOS E      OUTRAS MÍDIAS
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

“ Produtos e objetos do Portal do Professor”


               Navegar pelo Portal do Professor, sempre é muito prazeroso pois a cada visita o nosso conhecimento aumenta cada vez mais, temos disponíveis diversos recursos excelentes que contribuem para a melhoria da nossa prática pedagógica.
Navegando a deriva, encontramos diversos links interessantes, mas os que mais nos chamaram a atenção foram:

http://gcompris.net/-pt-br- GCompris é um software educacional que apresenta diferentes atividades para crianças de 2 a 10 anos de idade. Algumas das atividades são de orientação lúdica, mas sempre com um caráter educacional .Entre elas :
- descoberta do computador: teclado, mouse, diferentes usos do mouse,  jogos: xadrez, memória, ligue 4, leitura: prática de leitura .
- outros: aprender a identificar as horas, quebra-cabeças com pinturas famosas, etc. Atualmente GCompris oferece quantidade de 100 atividades e mais estão sendo desenvolvidas. GCompris é software livre, o que significa que você pode adaptá-lo às suas necessidades, melhorá-lo e, o mais importante, compartilhá-lo com as crianças de toda a parte.
http://artenaescola.org.br/ é um site muito interessante que traz matérias interessantes sobre o processo de ensino da arte. São 45 Pólos presentes em 42 cidades de 22 Estados brasileiros, unidos por um ideal: melhorar o ensino da arte no país. A Rede Arte na Escola reúne universidades, instituições culturais e educacionais, que qualificam professores dos níveis infantil, fundamental e médio e os estimulam a formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade. Dentro deste site temos acesso a Midiateca, onde podemos planejar nossas aulas de forma crítica. De acordo com sua pesquisa, Planeje sua Aula vai buscar nos materiais educacionais que levam o selo do Arte na Escola tudo o que pode enriquecer as suas aulas.
Acesse e encontre o que você busca!

http://www.canalkids.com.br/portal/barra/jogos.htm  Canal repleto de conteúdos, jogos on line, curiosidades e muito mais. Dentro do Canal Kids vale a pena acessar http://www.canalkids.com.br/portal/ensina/index.htm ENSINA BRASIL é o canal de informação que revolucionou a transmissão do conhecimento na Internet. Ele funciona como um suporte à educação e também como estímulo à busca do conhecimento, através de gincanas premiadas. Com ENSINA BRASIL , você vai aprender um pouco de tudo, de um jeito que você nunca viu: de Tiradentes à Proclamação da República, de biotecnologia à invenção da matemática, da origem do chocolate aos grandes artistas brasileiros, da história da democracia ao combate à dengue, das ameaças ao meio ambiente aos avanços tecnológicos.

E isso é só um pedacinho do que o ENSINA BRASIL pode fazer pelo seu conhecimento.
http://clubinhofabercastell.com.br/app/core/games.html site com mais de 50 jogos, dicas, atividades didáticas e paradidáticas e muito mais. Dentro do site você ainda encontra informações sobre a Fundação Iberê Camargo - www.iberecamargo.org.br
Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte do século XX. Autor de uma obra
extensa que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, teve seus trabalhos expostos em eventos nacionais e internacionais, como as Bienais de São Paulo, Veneza, Tóquio e Madri, dentre inúmeras mostras artísticas mundiais.

http://www.fmu.br/game/home.asp A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.

http://iguinho.ig.com.br/  site com jogos de diversão e outros que exercitam o raciocínio. Vale a pena conferir.

                    Visitamos também vários sites, como o http://portacurtas.org.br/  O projeto Porta Curtas Petrobras é integralmente voltado para a Internet e tem por objetivo difundir a produção nacional. O site oferece a exibição gratuita e na íntegra de centenas de curtas-metragens dos mais variados temas. O site também fornece dados catalográficos, além de um banco que reúne informações completas de mais de 4.200 curtas brasileiros produzidos desde meados da década de 80 e alguns até anteriores a esse período. Permite a busca de filmes por diretores, elenco, título e até por palavras nos diálogos. A Petrobras realiza a remuneração de direitos autorais do site, que é hoje o principal representante da produção de curtas-metragens brasileiros na web.  Achamos muito interessante os links abaixo, que servem como apoio ao nosso trabalho pedagógico.
 http://www.curtanaescola.org.br/ rede nacional colaborativa para o uso de curtas metragens brasileiros em salas de aula. Temos acesso a vários gêneros. No gênero Animação temos disponíveis curtas ótimos como:  
A Casa   
Gênero Animação
Diretor Andrés Lieban
Ano 2004
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola Vídeo
País Brasil
Ao som da famosa canção de Vinícius, um mímico se diverte construindo uma casa que só é visível para quem acredita na história.

Aquarela
Animação | De Andrés Lieban, André Koogan Breitman | 2003 | 5 min


            No Portal Domínio Público temos um enorme acervo a nossa disposição é uma Biblioteca Digital desenvolvida em  software livre : temos poesia, livros diversos, clássicos da literatura brasileira, música erudita, vídeos e muito mais. "Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro." Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam Presidente da Índia - 09/set/2003
       Segundo  Fernando Haddad O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
        
         No portal  http://tvescola.mec.gov.br/  podemos ampliar ainda mais os nosso conhecimentos , é considerado o Canal da Educação porque temos também a disposição infinitas fontes de informação. Não deixem de ver na vidioteca :

            O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino. http://rived.mec.gov.br/  As atividades interativas, em forma de objetos de aprendizagem, permitem a experimentação de fenômenos físicos, químicos e outros por meio da simulação e animação, apresentando uma seqüência de atividades multimídia interativas acompanhadas de guias do professor. As atividades combinam elementos de motivação para engajar os alunos em questões de importância para a sociedade, propiciando uma compreensão mais ampla deles mesmos e de seu ambiente.
Dica de link interessante onde você pode ter acesso a objetos de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento:



Referências
http://rived.mec.gov.br/ acesso em 10/11/2012.
http://tvescola.mec.gov.br acesso em 11/11/2012.
http://www.curtanaescola.org.br/ acesso em 10/11/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário