quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS


CURSISTAS: NALVA AFONSO OLIVEIRA
                        MARIA DE JESUS GONÇALVES
                        ROSILENE RODRIGUES
UNIDADE 3 –
ATIVIDADE 3_5  BLOG- CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE  INTEGRAÇÃO DE  TECNOLOGIAS
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO


             Ao pensarmos em desenvolver o Projeto Procel, tínhamos como objetivo maior fazer com que nossos alunos pudessem ter mais conhecimento e acima de tudo refletir sobre as questões que ocorrem ao seu redor e das quais fazem parte. Dessa forma pensamos em projeto, que abordasse a educação ambiental prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)  que é um dos temas transversais, e deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. As vantagens de uma abordagem assim é a possibilidade de uma visão mais integradora que visa a melhora na compreensão das questões socioambientais como um todo.  Diante disso, como tema transversal, a Educação Ambiental deve estar presente em todas as disciplinas, perpassando seus conteúdos, como é desejado pelos educadores ambientais sendo que ao mesmo tempo ela tem a chance de estar presente em todas as disciplinas, um tema transversal não possui a categoria  de ser uma disciplina única, sendo muitas vezes deixada em segundo plano em relação aos conteúdos disciplinares. A proposta dos PCNs é de uma abordagem ambiental integrada, tanto entre as disciplinas como entre a sociedade seus problemas específicos. Com esse trabalho o aluno tem a oportunidade de mudar seus hábitos, ou seja,  ele infere informações modificando seus valores éticos , suas atitudes e principalmente sua postura frente ao tema em estudo, por isso podemos afirmar que essa aprendizagem faz parte do currículo, pois o aluno tem  a possibilidade de se desenvolver como um todo, sendo crítico e consciente de seu papel como cidadão. A tecnologia faz sim parte do currículo, pois o educador de hoje tem que trabalhar possibilitando ao aluno a ampliação de seus conhecimentos.  Então, currículo nada mais é que a apropriação de conhecimentos, a aprendizagem trabalhada de fora integradora, interdisciplinar.
         De acordo com nossas pesquisas entendemos que atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.  E hoje existem várias formas de ensinar e aprender e umas delas é o currículo oculto. Para Silva, o currículo oculto é “o conjunto de atitudes, valores e comportamentos que não fazem parte explícita do currículo, mas que são implicitamente ensinados através das relações sociais, dos rituais, das práticas e da configuração espacial e temporal da escola”. Sendo assim ao  pensarmos no homem como um ser histórico, também refletiremos em um currículo que atenderá, em épocas diferentes a interesses, em certo espaço e tempo histórico.

Referências

http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/o-curriculo-aprendizagem.htm

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